Projeto Restaurante Escola

 

O projeto Restaurante Escola  é um projeto pedagógico e social sem fins lucrativos, para atender as necessidades pedagógicas do Curso Técnico em Cozinha. A arte culinária compreende todos os métodos, técnicas e processos utilizados para preparar, transformar e temperar os alimentos que a natureza oferece, e para apresentá-los de maneira que constituam um prazer para o paladar, além de agradar aos olhos e ter aroma aceitável. O interesse pela arte culinária ou gastronomia é cada vez maior, e o mercado de trabalho vem crescendo rapidamente, tornando-se cada vez mais exigente quanto a qualificação profissional. Atualmente o mercado de trabalho prima pela qualidade da mão de obra. O campo de trabalho do profissional se amplia gradativamente, ganhando projeção, em função desta busca constante da qualidade que caracteriza o mercado da gastronomia. Os principais requisitos apontados pelos restaurantes, hotéis, hospitais, cruzeiros marítimos, bares e similares, para a contratação de pessoal dizem respeito a sólida base de conhecimentos na área gastronômica, a flexibilidade para atuar em diversos setores, a capacidade de o profissional agir e adaptar-se para acompanhar as mudanças do mercado atual. O Restaurante Escola nasceu da necessidade de atender a comunidade escolar (Funcionários, Professores, Estagiários e Alunos) e para fins pedagógicos do Curso Técnico em Cozinha. Este projeto é gerenciado pelos alunos estagiários do Curso Técnico em Cozinha com o acompanhamento de docentes da unidade. 

 

 

 

 Empresa Escola Agroindustrial & Packing House (EEA&PH)

 

A Empresa Escola Agroindustrial & Packing House (EEA&PH) da ETEC de Piedade, gerida pela APM, não tem fins econômicos e é dirigida pelos alunos dos Cursos Técnicos, sob orientação de Professores, para prestação de serviços, consultorias e desenvolvimento de projetos ligados à sua área de conhecimento.

O principal objetivo da EEA&PH é o desenvolvimento de competência e habilidades dos alunos para conquistar o mercado de trabalho com uma visão real do mesmo. Aliando os ensinamentos teóricos com o ímpeto de inovação e experimentação prática.

A empresa escola proporciona aos alunos experiência na gestão de empresa e aprimoramento profissional técnico em suas áreas de conhecimento, favorecendo o desenvolvimento sistêmico de habilidades e características empreendedoras, o que representa um grande diferencial no crescimento profissional desses estudantes.

A estrutura da EEA&PH permite a realização de serviços de alta qualidade a preços acessíveis sempre de forma ética, responsável e sob a supervisão de profissionais especializados e permite o atendimento de uma parcela do mercado que não teria condições de contratar serviços de consultorias tradicionais, empresários rurais, bem como micro e pequenas empresas, terceiro setor e profissionais liberais.

Além de prestar serviços às empresas tradicionais e comunidades rurais – como consultoria, apoio técnico, desenvolvimento de estudos e projetos – também apoiamos os Cursos Técnicos e ações Pedagógicas em outros setores da ETEC que vislumbrem o desenvolvimento da instituição.

Os alunos adquiriram habilidades especificas quanto ao recebimento, devido à sazonalidade das hortaliças fazendo a pré-seleção, classificação, higienização e sanitização química, e ou congelamento, embalagem e encaixotamento.

A produção é de 2.500 a 4.000 embalagens unitárias diárias e 1.000 quilos de cebolas processadas. Nas segundas, quartas e sextas-feiras os alunos trabalham com Packing house e nas terças e quintas-feiras com processamento mínimo de hortaliças. Ofereceremos, ainda, cursos de extensão e treinamentos, ministrados por professores altamente qualificados e gabaritados.

 

 

 

 

Sobre o Clickideia

A Clickideia Tecnologia Educacional é uma empresa que atua no desenvolvimento de conteúdos educacionais e metodologias pedagógicas, concebidas para Web, de alta qualidade para alunos e professores do ensino médio e fundamental nos segmentos de escolas públicas e privadas, bibliotecas digitais e projetos especiais para a área corporativa, fomentando o uso das tecnologias no ensino.

A Clickideia tem um convênio de cooperação institucional com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em atividades de ensino, pesquisa, desenvolvimento, prestação de serviços, formação de Recursos Humanos, absorção e transferência de tecnologias na área de tecnologia aplicada à educação.

Desenvolvido com o apoio da UNICAMP e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Portal Clickideia apresenta conteúdos didáticos que atendem a grade curricular do Ensino Fundamental e Médio, em sintonia com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Matrizes Curriculares de Referência para o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

Trata-se de um ambiente de aprendizagem com informações organizadas, desenvolvido por uma equipe de educadores, mestres e doutores em cada área, que trabalham em conjunto com webdesigners e programadores utilizando tecnologias de última geração.

Nos projetos dirigidos às escolas, que exigem atividades de capacitação dos educadores, o Clickideia utiliza uma metodologia própria, inovadora que permite aos professores a exploração efetiva de todos os recursos disponibilizados pelo Portal e pela tecnologia da informação. Diagnosticam-se os interesses e as necessidades de capacitação em cada escola para oferecer um suporte pedagógico adequado e personalizado no uso da informática no ensino.

Fonte: www.clickideia.com.br

 

Coordenador do Projeto na Etec: Rafael de Faveri Pereira Lima

 

msdnaa


 

O MSDNAA proporciona aos estudantes, professores e servidores das Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo e da Administração Central do Centro Paula Souza download gratuito dos produtos de desenvolvimento Microsoft e a instalação dos programas nos laboratórios de informática institucionais e nos equipamentos pessoais, com chaves de instalações originais.

 

O programa tem dois objetivos básicos:
- Facilitar e tornar mais barata a obtenção de ferramentas de desenvolvimento, plataformas e servidores para fins educacionais e de pesquisa;
- Formar uma comunidade de instrutores que possam compartilhar seus programas de aula e outros recursos de aprendizagem para dar suporte ao uso destas tecnologias.

 


 

Como funciona?

 


 

Como associado, o departamento recebe uma assinatura do MSDNAA que inclui a plataforma Microsoft, servidores e ferramentas de desenvolvimento. Todo o conjunto de software pode ser instalado em todas as máquinas do laboratório de computação, sem limite de quantidade, desde que usado exclusivamente para fins educacionais e de pesquisa.

 

O software não poderá ser usado para operar a infraestrutura do departamento e da instituição de ensino.

 

Adicionalmente, o corpo docente e os estudantes podem por meio de mídia ou download, instalar o software em seus computadores pessoais, aumentando a possibilidade de estudo das tecnologias Microsoft.

 


Live@Edu


 

O Live@edu é mais do que apenas contas de e-mail gratuitas. Com uma solução hospedada da Microsoft, você obtém uma solução confiável e fácil de usar para sua escola. Deixe-nos ajudar a aumentar a capacidade de comunicação e colaboração da escola com um conjunto de ferramentas online, incluindo calendários, documentos e espaços de trabalho compartilhados. Mantenha alunos, professores e ex-alunos conectados em qualquer lugar com acesso online em praticamente qualquer dispositivo habilitado para Web e prepare seus alunos para o mundo real.


Fonte: http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/projetos/msdnaa/


Responsável Local na Etec: Rafael de Faveri Pereira Lima

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.