Classe descentralizada

O termo "Classe Descentralizada" se refere a uma expansão da atuação do Centro Paula Souza em municípios que não possuem uma unidade de Escola Técnica Estadual (Etec) instalada. Para isso, é realizado um convênio com as Prefeituras de tais cidades, que são responsáveis pela liberação de um espaço onde se possam ministrar as aulas de cursos que se relacionem com as demandas de trabalho locais. O ingresso para os cursos das Classes Descentralizadas se dá através do Vestibulinho.

Figura 1 - Fachada da EMEF Prof.ª Hilda Holtz de Carvalho, em Pilar do Sul/SP.
Fonte: Arquivo institucional.

A Etec de Piedade é responsável pela Classe Descentralizada EMEF Prof.ª Hilda Holtz de Carvalho, localizada em Pilar do Sul. A cerimônia oficial de inauguração da Classe ocorreu em janeiro de 2014, com a introdução do curso Técnico em Administração para 40 alunos ingressantes. Desde então, quatro turmas formaram Técnicos em Administração, consolidando o curso como de grande importância para o histórico da Classe e do município. Seus estudantes tiveram marcos importantes, como a participação na 10ª FETEPS com projetos relacionados a sua área de formação.

Figura 2 - Primeira turma do Técnico em Administração da Classe Descentralizada de Pilar do Sul (2014 - 2015).
Pilar do Sul 1ª turmaFonte: Arquivo institucional.

Figura 3 - Alunos da Classe Descentralizada de Pilar do Sul apresentam projeto de Contabilidade na 10ª FETEPS, em 2016.
Fonte: Arquivo institucional.

Em 2019, para o primeiro semestre de 2020, houve a oficialização da abertura de mais um curso para o município: o Técnico em Agronegócio. A modalidade busca agregar os valores rurais de Pilar do Sul e ampliar os horizontes da Gestão Rural para aqueles que atuam ou pretendem atuar no ramo.

Figura 4 - Primeira turma de Agronegócio da Classe Descentralizada de Pilar do Sul na 23ª FEAPS.

Fonte: Arquivo institucional.

 Para saber mais sobre a Classe Descentralizada de Pilar do Sul, acesse o blog clicando aqui!